Equipe

Jussara Brito – Coordenadora do site

Sou pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), atuando no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (CESTEH) desde 1986 e no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (Saúde, Trabalho e Ambiente) desde 1997. Coordeno o Grupo de Pesquisas PISTAS – Pesquisa e Intervenção em Saúde, Atividade de Trabalho e Relações de Gênero. Interesso-me por métodos de pesquisa que conjuguem intervenções sobre as situações de trabalho e sua transformação. Sinto-me sensibilizada com as vivências cotidianas dos trabalhadores e trabalhadoras: com suas dores, seus anseios e alegrias. É com este espírito que venho atuando na coordenação do Programa de Formação em Gênero, Saúde e Trabalho nas Escolas Públicas desde 2000 (compartilhando esta função com Mary e Milton) e estou assumindo o desafio de coordenar a construção deste espaço virtual de interação e diálogo.

E-mail: jussara@ensp.fiocruz.br
Currículo

Mary Yale Neves – Coordenadora adjunta do site

Desde 2010 atuo como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Antes, no âmbito acadêmico, fui professora da Universidade Estadual da Paraíba (1987-1992) e da Universidade Federal da Paraíba (1992-2010), na graduação e pós-graduação. No mestrado investiguei uma prática de Educação Popular então em curso no meio rural da Paraíba. Desde minha tese de doutoramento no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1995-1999) venho trabalhando com ensino, pesquisa e intervenção articulando os temas trabalho, gênero, saúde e escola, por sua vez, também aprofundados no meu pós-doutorado realizado na ENSP/FIOCRUZ (2007-2008). No decorrer da existência do Programa de Formação , além das atividades de pesquisa e intervenção, colaborei com as tarefas de coordenação. Ao longo desses anos pude usufruir de fecundas parcerias estabelecidas com trabalhadores/as da educação e com pesquisadores/as em busca de experiências potencializadoras de vida e de saúde.

E-mail: myale@uol.com.br
Currículo

Amanda Hyppólito

Olá,  meu nome é Amanda Hyppólito, sou professora com formação em enfermagem.  Concluí meu mestrado na ENSP/FIOCRUZ (em 2003), vinculado ao Programa de Formação, e atualmente desenvolvo meu trabalho como docente de Saúde Coletiva no Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde da Comunidade, da Universidade Federal Fluminense. Dedico-me também a pesquisas na área de trabalho e Educação e Controle Social em Saúde.

 

E-mail: amandaornela@gmail.com
Currículo


Denise Alvarez

Sou professora e pesquisadora no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciono disciplinas que estudam os mundos do trabalho, tais como: Ergonomia, Engenharia do Trabalho e Organização do Trabalho. No doutorado, feito na Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, estudei o trabalho dos professores e pesquisadores de uma universidade pública do Rio de Janeiro, utilizando referenciais da ergonomia e da ergologia. Desde 2002 venho atuando na co-coordenação de um projeto sobre saúde e segurança na indústria offshore em parceria com o sindicato da categoria. Interesso-me pelos mundos do trabalho e por participar de pesquisas e intervenções que integrem situações de trabalho, questões relacionadas à saúde e à segurança das pessoas. Nelas, uma das minhas prioridades é a possibilidade de transformação das situações de trabalho com os seus protagonistas, privilegiando o “ponto de vista da atividade”. Em 2009-2010 fiz um pós-doutorado e tive a oportunidade de conviver com gruposde pesquisa de três instituições diferentes: da ENSP/FIOCRUZ, do Departamento de Ergologia da Universidade de Provença e do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), esse dois últimos na França.

E-mail: alvarez.dena@gmail.com
Currículo

Denize Nogueira

Sou mestre pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz da sub-área Saúde Trabalho e Ambiente. Formada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF, desde a graduação as questões sobre a relação trabalho e saúde já me mobilizavam. Minha pesquisa está ligada ao Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas Públicas, especificamente ao site Encontros sobre vida, saúde e trabalho nas escolas públicas, tentando contribuir para as reflexões relativas à produção de sentido sobre trabalho e saúde docente. 

E-mail: denize.nogueira@gmail.com
Currículo

Edil Ferreira da Silva

Sou professor do Departamento de Psicologia, da Universidade Estadual da Paraíba e técnico-pesquisador do Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares (SEAMPO), da Universidade Federal da Paraíba, onde fiz o mestrado em Serviço Social. Quando do doutoramento em Saúde Pública (Saúde, Trabalho e Ambiente) na ENSP/FIOCRUZ desenvolvi no Rio de Janeiro atividades no Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas Públicas, e em seguida, em João Pessoa, passei a integrar a Comunidade Ampliada de Pesquisa (CAP) a partir de 2004. Desde então, incrementamos intervenções na implementação e manutenção do Observatório das Condições de Trabalho e Saúde nas escolas da capital da Paraíba. Minha participação na CAP tem permitido um rico diálogo com os/as trabalhadores/as viabilizando a co-produção de saberes (científicos e da prática), assim como a busca de um trabalho que contribua para a luta pelos ideais de saúde e bem estar.

E-mail: edilsilva@uol.com.br
Currículo

Hélder Muniz

Eu sou Hélder Muniz, trabalho no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense com ensino e pesquisa em Psicologia Social do Trabalho e Organizacional. Fiz graduação em Psicologia (UFPB) e Mestrado em Educação de Adultos (Educação/UFPB). Concluí meu doutorado em Ergonomia (Engenharia de Produção na Coppe/UFRJ) em 2000, e nos últimos anos tenho me dedicado principalmente ao tema da Gestão do trabalho nos serviços públicos de educação e saúde. Nessas pesquisas considero fundamental a parceria com os trabalhadores desses serviços na produção de conhecimento.

E-mail: heldermuniz@uol.com.br
Curriculo

Katia Reis de Souza

Sou pesquisadora do CESTEH/ ENSP, desde 1992, desenvolvo há alguns anos temas relacionados à saúde do trabalhador e a tecnologias educacionais em saúde (temática do Mestrado na UFRJ). Trabalhar no Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas Públicas (objeto de investigação de meu doutoramento na ENSP/FIOCRUZ) junto com os outros pesquisadores, sindicalistas e trabalhadores de escolas é o que mais me dá satisfação e prazer. Aprendi, através da prática de pesquisa-intervenção, no interior deste grupo, o exercício de uma abordagem mais integrada sobre as relações entre saúde e trabalho, na qual somos – potencialmente – sujeitos coletivos do processo de conhecimento e de mudanças sobre a realidade concreta do trabalho em escolas.

E-mail: katreis@ensp.fiocruz.br
Currículo

 

 

Maristela França

Sou professora e pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no campo da Linguística Dialógica Aplicada. Interesso-me pelos mundos do trabalho e por participar de intervenção-formação e pesquisa que entrelaça linguagem, trabalho, saúde e relações de gênero. Sou formada em Letras com especialização em Linguística Aplicada em sua ligação com a atividade de trabalho, tendo concluído o meu doutorado na PUC/SP em 2002. Atuo em situações de trabalho em educação e em saúde.

E-mail: mbfranca@hotmail.com
Curriculo

Milton Athayde

Venho colaborando com o Programa de Formação - centro de interesse do site – desde sua criação, participando da Comunidade Ampliada de Pesquisa que vem sendo tecida em rede. Mas não como especialista em escola, pois prefiro circular pelos mundos do trabalho, curtindo o sabor de sua diversidade. Entendo que para melhor compreender?transformar as relações entre os processos de subjetivação, saúde e trabalho é imprescindível orientar-se por uma perspectiva que considere o macro e o micro, privilegiando o “ponto de vista da atividade”. Assim, a Formação que busquei tem os traços de uma trajetória ergo, passando por um pós-doutorado em Ergologia (Aix-en-Provence/França) e um doutorado em Ergonomia (Engenharia de Produção na Coppe/UFRJ), posterior a um mestrado em Educação de Adultos (UFPb), enriquecendo a graduação inicial em Psicologia. Na Academia, atuo na graduação e na pós do Instituto de Psicologia da UERJ. Atuei também em outras universidades no Rio, em seguida na Paraíba (UFPb), quando pude ter contato com a realidade nordestina, no trabalho rural e urbano.

E-mail: athayde.milton@gmail.com
Curriculo

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.